Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prestações podem baixar 34 euros com descida da taxa do BCE

Relacionados

Nova redução da taxa directora esperada até ao final do ano

O Banco Central Europeu (BCE) apanhou tudo e todos de surpresa ao decidir baixar a taxa de juro de referência para a Zona Euro esta quinta-feira. A redução, de 25 pontos base, é uma boa notícia para os milhares de famílias com crédito à habitação, se as taxas comerciais (as Euribor) reflectirem essa redução. Mas pelo menos a primeira reacção foi animadora: as taxas estão esta sexta-feira em forte queda.

A Agência Financeira fez as contas para calcular quanto poderão descer as prestações tendo em conta esta descida. Pegámos num exemplo de uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 2%, e indexado à Euribor a seis meses. Com a média mensal deste indexante, registada em Outubro, estas famílias, se virem a sua prestação ao banco revista em Novembro, vão pagar em Dezembro 696,89 euros. Mas, se a taxa descer 25 pontos base, como aconteceu com a taxa directora do BCE, na próxima revisão, esta prestação vai cair 21,14 euros para 675,75 euros.

PUB

Já se esta família tiver o seu contrato indexado à Euribor a três meses, ela pagará em Dezembro 693,08 euros, se a prestação for revista em Novembro com base na média mensal de Outubro. Incorporando a descida de 25 pontos base, essa família vai sentir um alívio de 34 euros na prestação mensal, passando a pagar 659,08 euros aquando da próxima revisão.

Se a mesma família, com o empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, tiver um spread de 1%, pode vir a poupar 20 euros na prestação mensal ao banco. Já uma família com um empréstimo de 100 mil euros, pode poupar 13 euros por mês.

Tendência de queda ainda não fica por aqui

Mas há mais uma boa notícia: é que a descida da taxa de referência do BCE não deve ainda ficar por aqui. O motivo é o abrandamento da economia europeia, que deverá acabar o ano em «recessão ligeira», segundo previu o novo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

A maioria dos economistas acredita que o preço do dinheiro voltará a descer até ao final do ano, para 1%. Ora, se isso acontecer e as taxas Euribor reflectirem mais essa descida, as prestações vão baixar ainda mais.

A mesma família do nosso exemplo (150 mil euros a 30 anos com spread de 2% e com crédito indexado à Euribor a 6 meses), registaria uma descida total de 41,94 euros na prestação mensal, passando a pagar 654,95 euros por mês. Já quem tem o contrato indexado à Euribor a 3 meses, beneficiaria de uma descida de 54,51 euros, passando a pagar 638,57 euros ao banco todos os meses.

PUB

Relacionados

Últimas