Já fez LIKE no TVI Notícias?

RSI: há menos 25 mil a receber este apoio social

Relacionados

Regras mais difíceis para aceder às prestações sociais já estão a ter efeitos

O Governo quis apertar as regras para aceder ao Rendimento Social de Inserção e os beneficiários já começaram a senti-las na pele. Desde que entraram em vigor, o número de pessoas que recebem esta prestação social baixou em quase 25 mil até Outubro.

Em Julho, os beneficiários eram 389 mil e há dois meses ficaram reduzidos a 364 mil, ou seja, menos 6,4%, segundo o «Diário de Notícias». E, face a Janeiro, há menos 32.507 pessoas a receber o apoio social.

PUB

Uma tendência que parece ter vindo para ficar, já que o Governo começou a convocar os beneficiários, no mês passado, para acções de formação em competências básicas. Quem não corresponder, arrisca-se a perder o direito à

prestação.

As novas regras estão em vigor desde Agosto. Os beneficiários desta prestação social estão agora obrigados a aceitar ainda propostas de trabalho ou trabalho socialmente necessário, sob pena de perderem o apoio.

O que mudou?

Agora, o cálculo do rendimento per capita baixa a valoração ao segundo adulto e terceiro filho da família, pelo que é mais difícil, para alguns agregados, ter acesso ao apoio. Além disso, o próprio conceito de agregado familiar foi alterado: inclui agora todos os que vivem em economia comum com o beneficiário. E o rendimento também passou a englobar apoios à habitação e bolsas de estudo.

PUB

Na prática, isso faz com que haja menos pessoas que reúnam as condições exigidas para aceder à prestação e com que os valores recebidos por agregados sejam menores.

Com estas novas regras, a Segurança Social conseguiu poupar, só até Setembro, 10 milhões de euros.

Veja aqui a reportagem em vídeo

RSI cortado a mais de dois mil beneficiários em três meses

PUB

Relacionados

Últimas