Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juncker quer acordo milimétrico na Grécia

Relacionados

Presidente do Eurogrupo pede garantias mas não espera «decisões finais» na reunião de hoje do Eurogrupo

Jean-Claude Juncker disse esta segunda-feira que espera que o novo Executivo de unidade nacional na Grécia deixe claro que irá cumprir «ao milímetro» o acordo contra a crise e o segundo resgate acordado para o país.

«Não estou aliviado, antes tranquilo, pelo facto de a situação na Grécia se ter clarificado até certo ponto. Estamos agora atentos à nomeação de um novo primeiro-ministro e de um novo Governo ainda nesta tarde ou nos próximos dias», declarou Juncker em Bruxelas, à entrada para a reunião do Eurogrupo, que arranca por volta desta hora.

PUB

Uma vez formado o novo Governo, o presidente do Eurogrupo espera que este «deixe rapidamente claro que adoptará ao milímetro o acordo» firmado a 26 e 27 de Outubro em Bruxelas, nomeadamente o segundo resgate acordado para o país, de 130 mil milhões de euros.

Juncker disse ainda não esperar do encontro de hoje «decisões finais» sobre o desembolso da sexta «tranche» de ajuda ao país, que ascende a oito mil milhões de euros.

«Obviamente discutiremos o desembolso da sexta tranche, mas isso depende das respostas que o Governo grego nos dê», sustentou, depois da União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) terem decidido congelar o desembolso da tranche até que o país se decida a executar na íntegra os compromissos, reformas e ajustes acordados com a «troika» para o segundo resgate.

PUB

Relacionados

Últimas