Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Dívida externa portuguesa é mais preocupante que a da Grécia»

Relacionados

Bastonário da Ordem dos Economistas diz que outro grande problema de Portugal é o fraco crescimento

O bastonário da Ordem dos Economistas, Francisco Murteira Nabo, afirmou esta sexta-feira, no Funchal, que «a dívida externa portuguesa é mais preocupante que a da Grécia». Mais, frisou que o crescimento da economia é o outro grande problema português.

«O país não cresce há 10 anos, pelo que Portugal tem um problema de crescimento», explicou, citado pela agência Lusa. Murteira Nabo acrescentou ainda que a «dívida externa portuguesa é mais grave do que a da Grécia».

PUB

Por isso, entende, é necessário «encontrar um modelo sustentado de crescimento». E que «não é possível crescer sem investir porque só com medidas de austeridade não vamos a lado nenhum», assegurou o bastonário. Murteira Nabo reiterou também que «o sector privado em situações de dificuldades não investe».

Já o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, responsabilizou o presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet, pela crise mundial, sustentando serem necessárias mudanças de estratégia e de pessoas nas estruturas de decisão financeiras.

«Considero esse senhor um dos responsáveis pela situação a que se chegou», comentou, argumentando que não foi a «economia que provocou a crise nas finanças, mas, pelo contrário, é o comportamento do mercado financeiro que vem causar a degradação na economia».

É preciso política de «pão, pão, queijo, queijo»

Para Alberto João Jardim, a crise «deve-se a opções erradas, orçamentalistas que libertaram meios financeiros, que, travando as iniciativas de efectiva e material criação de riqueza pública e privada, andaram a permitir que o dinheiro ficasse disponível para a especulação financeira».

PUB

O governante madeirense destacou ainda que «os mesmos personagens que provocaram a crise continuam todos a perorar no mercado». E defendeu uma «política de pão, pão, queijo, queijo».

João Jardim desafiou também os economistas a questionar se o actual modelo constitucional deve ou não ser revisto para contribuir para o maior desenvolvimento da Madeira.

Murteira Nabo esteve presente na sessão de abertura da IV conferência anual do Turismo promovida no Funchal pela delegação regional da OE subordinada ao tema «marketing turístico» e reuniu mais de 700 participantes.

PUB

Relacionados

Últimas