Já fez LIKE no TVI Notícias?

Merkel não afasta compra de dívida pelo fundo europeu

Relacionados

Chanceler pode apoiar empréstimos do fundo aos países para que estes recomprem as suas obrigações

A chanceler alemã, ngela Merkel, não afastou esta sexta-feira a possibilidade de o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) começar a comprar dívida dos países mais frágeis do euro.

Questionada sobre esta possibilidade, a governante, citada pela Reuters, limitou-se a responder que «existe uma grande discussão sobre as possíveis opções que precisam de ser analisadas».

Os dois governantes alemães têm recusado repetidamente a ideia de deixar que o fundo europeu compre obrigações dos países em dificuldades, mas este sinal surge no mesmo dia em que a revista alemã «Der Spiegel» escreve que a chanceler alemã e o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, poderão apoiar um processo que permitiria aos países mais problemáticos da moeda única, onde se inclui Portugal, receber empréstimos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira para comprar de volta as suas próprias obrigações no mercado.

BCE quer passar dívida pública para fundo europeu

O Banco Central Europeu (BCE) quer transferir os 77,5 mil milhões de euros de dívida pública dos países mais frágeis da Zona Euro, que comprou nos últimos meses, para o fundo europeu, avança a revista alemã «Der Spiegel», citando fontes com conhecimento directo do assunto».

Segundo a publicação, o presidente da instituição monetária, Jean-Claude Trichet, está a pressionar os Governos da moeda única para levarem este pano avante, ainda que a ideia esteja a recolher pouco apoio.

PUB

Relacionados

Últimas