Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE afasta corte das taxas de juro

Relacionados

Instituição monetária volta a definir como prioridade luta contra inflação

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, voltou a insitir esta quarta-feira em que, especialmente num período de problemas e importantes correcções do mercado como o actual, o BCE tem a obrigação de conter solidamente as expectativas de inflação para evitar um aumento de volatilidade.

As suas declarações parecem marcar distâncias em relação á Reserva Federal (Fed) que decidiu baixar o preço do dinheiro de 4,25 por cento para 3,5% para se evitar uma recessão nos EUA.

PUB

«Em todas as circunstâncias, mas ainda mais em períodos difíceis de correcção significativa nos mercados, e de turbulências, a responsabilidade do banco central é de ancorar solidamente as antecipações de inflação, para evitar mais volatilidade nos mercados», declarou Trichet, citado pela «Europa Press» perante parlamentares europeus em Bruxelas.

«Também é importante para o Banco Cantral garantir um funcionamento estável dos mercados do dinheiro ao nível das taxas de juro necessário para conter as expectativas de inflação. É o que o BCE tem vindo a fazer desde que há problemas, principalmente desde o início de Agosto do ano passado», conclui.

Recorde-se que após a decisão da Fed, os analistas aguardaram por uma eventual estratégia de corte de juros por parte do BCE.

PUB

Relacionados

Últimas