Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ajuda à Irlanda e dividendos animam investidores

Relacionados

JM lidera ganhos mas todos os sectores estão em alta

As bolsas europeias amanheceram aliviadas depois de, na última noite, ter sido oficializado o pedido de ajuda por parte da Irlanda, e aprovado por parte dos parceiros europeus.

A Irlanda receberá ajudas num valor que deverá andar próximo dos 90 mil milhões de euros, o que, para os investidores, é visto como a solução para um problema que há muito tempo preocupava os mercados.

PUB

Na Europa, os ganhos estão acima de 0,5% e em Lisboa, o PSI20 regista mesmo um dos melhores comportamentos, crescendo 0,81% para 7.959,07 pontos, com 19 empresas em alta e uma estável.

O sector financeiro é um dos que reflecte o alívio pela ajuda à Irlanda. O BCP ganha 1,08% para 65 cêntimos, o BES 0,61% para 3,30 euros e o BPI 0,59% para 1,53 euros.

Banca à parte, os investidores continuam focados na questão dos dividendos. Depois de a PT e a Portucel terem anunciado que vão antecipar o pagamento de dividendos para este ano, para evitar que os seus accionistas paguem o novo imposto que será aplicado a partir de Janeiro, foi a vez de a Jerónimo Martins seguir o exemplo. Em reacção, as acções sobem hoje 1,9% para 11,83 euros.

Quem também anunciou que pagará uma parte do seu dividendo ainda este ano foi a Brisa, e segue em alta de 1,05% para 5,32 euros.

Nas telecomunicações, a PT ganha 0,79% para 10,24 euros e, na energia, a EDP e a Galp, que já anunciaram que não pretendem antecipar o pagamento dos seus dividendos, seguem com ganhos de 0,46% para 2,63 euros e 0,44% para 13,75 euros, respectivamente.

PUB

Relacionados

Últimas