Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP afunda 5% e leva Lisboa a derrapar quase 3%

Relacionados

Lisboa acompanha perdas na Europa. Investidores receosos quanto ao futuro das contas públicas da Grécia

A bolsa de Lisboa está no vermelho, com o principal índice a afundar 2,92 por cento, com todos os títulos a negociar em terreno negativo.

Lisboa acompanha a tendência das principais praças da Europa, com perdas entre 0,97% em Frankfurt e 3,19% em Madrid. Os mercados ainda estão cépticos quanto ao pacote de ajudas da Zona Euro para a Grécia, no valor de 110 mil milhões de euros para os próximos três anos, ao mesmo tempo que temem riscos de contágio para países como Espanha e Portugal.

PUB

Qual é o risco de Portugal virar a Grécia?

Os investidores receiam, ainda, que o governo de Atenas não consiga aplicar as medidas de austeridade impostas pelo Eurogrupo. Para amanhã está agendada uma greve de 48 horas da função pública grega e hoje duas centenas de militantes comunistas manifestaram-se frente à Acrópole, em Atenas.

A sair mais prejudicada com estes receios está a banca. BCP derrapa 5,03%, para os 0,66 euros por acção. BPI e BES acompanham: perdem 3%.

A derrapar mais de 4% está a Mota-Engil e a Sonaecom. Já o peso-pesado PT recua 2,03%, para os 7,49 euros por acção.

Na energia é a Galp que sai mais prejudicada: perde 3,45%. EDP Renováveis e REN deslizam 2,37% e EDP é o título que menos perde: desliza 1,43%.

Também o euro está a ser prejudicado pelo fantasma grego.

Veja aqui o arranque da sessão

PUB

Relacionados

Últimas