Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia emite títulos do Tesouro a juros mais altos

Relacionados

Grécia emitiu 1.625 milhões de euros em títulos do Tesouro a seis meses e pagou um juro médio de 4,96 por cento

A Grécia colocou esta terça-feira 1.625 milhões de euros em títulos do Tesouro a seis meses pagando uma taxa de juro média de 4,96 por cento, acima dos 4,88 por cento do mês passado, informou a Autoridade de Gestão da Dívida nacional.

Apesar de as taxas de juros terem vindo a subir desde há um ano, a Grécia conseguiu colocar 1.625 milhões de euros em cada uma das quatro emissões que efectuou.

PUB

A rentabilidade dos títulos a seis meses foi de 4,64 por cento em Fevereiro, 4,75 por cento em Março, 4,8 por cento em Abril e 4,885 por cento em Maio.

A solução para a crise grega vai estar hoje em destaque numa reunião extraordinária dos ministros das Finanças da Zona Euro em Bruxelas.

Actualmente, a União Europeia (UE) está a debater a possibilidade de outorgar um segundo pacote de ajuda à Grécia, que poderia ascender a 90 mil milhões de euros para cobrir as necessidades de financiamento do país até 2014.

Fontes citadas na imprensa asseguram que um terço desta segunda ajuda será facilitado pela UE e pelo fundo Monetário Internacional (FMI), um terço será originado pelo programa de privatizações grego e o restante será fornecido pelos credores privados da Grécia, ponto que constitui o maior foco de ausência de acordos.

A Alemanha defende um adiamento de sete anos nos vencimentos dos títulos gregos, opção que é vista com reticências pelo Banco Central Europeu, um dos principais credores da Grécia e contrário a qualquer contribuição privada que possa ser interpretada como uma reestruturação da dívida «de facto» pelos intervenientes do mercado.

PUB

Relacionados

Últimas