Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petróleo ferve e nós «queimamos» 4,5 milhões de euros/dia

Relacionados

Escalada do «ouro negro» obriga-nos a gastar mais e afecta de forma severa o crescimento da Europa

Os conflitos no Médio Oriente não param de fazer subir o preço do petróleo nos mercados internacionais. Numa altura em que o preço do barril de petróleo em Londres já atingiu os 119,79 dólares, as economias mais fracas da Europa - como Portugal - já começam a ver os números da factura a agravarem-se.

Segundo disse um operador da GoBulling à Agência Financeira, Portugal já está a pagar caro com a escalada da matéria-prima. Em quanto se agrava a nossa factura energética com o petróleo nos 100 dólares?. «Ao ritmo actual, e numa altura em que consumimos 270 mil barris de petróleo por dia, a nossa factura energética agrava-se em mais 4,5 milhões de euros por dia».

PUB

Mais: e se a escalada do «ouro negro» afecta as contas públicas nacionais, as contas da Zona Euro também não ficam atrás, uma vez que, «a subida do preço do petróleo para 100 dólares tende a retirar 1,1% do crescimento do PIB».

«Será sempre muito difícil suportar os preços do petróleo a estes níveis. A ajuda para as economias mais fracas passa por uma eventual valorização do euro», referiu o operador.

Numa altura em que não há perspectivas de alívio, os analistas do Nomura alertam que os conflitos no Médio Oriente podem provocar uma ruptura nas exportações dos países produtores e provocar um choque petrolífero.

Recorde-se que há uma semana que a Líbia está a viver confrontos violentos contra o Governo de Kadhaffi, que se encontra no poder há 41 anos.

Os principais fornecedores de petróleo de Portugal são Angola, Iraque, Guiné Equatorial, Nigéria, Brasil e Líbia de onde provêem 15% das importações.

PUB

Relacionados

Últimas