Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quer investir e pode arriscar um pouco? Dizemos-lhe como

Relacionados

Não aposte às escuras nem siga tudo o que lhe dizem. Opte por investimentos variados, que são mais seguros, e pouco complexos

Se está à procura de uma forma de investir as suas poupanças e acha que uma remuneração mais elevada justifica correr algum risco, os fundos de investimento são uma boa opção para si, sobretudo a prazos mais longos.

Esqueça os depósitos a prazo e os certificados de aforro e olhe para os produtos que muitos bancos têm ao seu dispor e que combinam produtos de maior e menor risco, consoante o que estiver disposto a arriscar.

PUB

«A prazos maiores, de cinco ou 10 anos, aconselhamos uma carteira de fundos de investimento», disse o analista da Deco, Jorge Duarte, à Agência Financeira. Uma opção que a associação de defesa do consumidor recomenda «a quem tiver um conhecimento mínimo do funcionamento do mercado financeiro».

Esse é, aliás, o primeiro passo: perceber qual é o seu perfil de investidor: se é muito, pouco avesso ao risco ou assim-assim. Consoante a resposta, pode escolher o fundo de investimento mais adequado: um onde as acções, obrigações, etc. têm maior ou menor preponderância, sendo que, quanto maior o peso das acções no cabaz, superior é o risco.

Não confie cegamente nos gestores dos bancos

Mas, embora estes fundos estejam ao seu dispor nos bancos, não ouça tudo o que lhe dizem. «Aconselhamos as pessoas a não confiarem cegamente nos gestores de conta. Fizemos alguns testes e chegámos à conclusão que muitos aconselham produtos dizendo que têm capital garantido e que depois não têm», avisou Jorge Duarte.

PUB

Outro aviso: «Evitem os produtos estruturados que os bancos oferecem. Regra geral são muito complexos, não são interessantes e só têm capital garantido no fim do prazo. Se a pessoa precisar de retirar o dinheiro mais cedo, pode não recuperar tudo o que aplicou».

Ovos em vários cestos

Uma das regras básicas no que toca a investimentos é não apostar tudo no mesmo cavalo. Ou seja, não por os ovos todos no mesmo cesto, para que, se um investimento correr mal, poder contar com outros para minimizar os danos.

Procure fundos diversificados, em vez de apostar tudo num só produto ou num mesmo sector.

Se quiser aplicar na bolsa, pode seguir as recomendações dos especialistas e analistas dos bancos. Mas saiba que em média, estes veículos de investimento registaram uma valorização média de 3,8% no mês passado, o que compara com uma valorização de 4,33% registada pelo PSI-20 no mesmo período. Ou seja, se aplicar nas empresas do índice na mesma proporção ao peso que cada uma tem no cabaz, pode conseguir melhores resultados.

O BPI Portugal foi o fundo que conseguiu a melhor rentabilidade, ao subir 4,10%. Todos os outros ficaram abaixo dos 4%.

PUB

Relacionados

Últimas