Já fez LIKE no TVI Notícias?

Subida das matérias-primas também afecta países desenvolvidos

Relacionados

Impacto é mais negativo nas regiões com menores rendimentos, onde as despesas com alimentação representam 80% do orçamento familiar

A subida dos preços das matérias-primas afectará não só os países pobres, mas também os ricos, que têm níveis de desempregado elevados e estão a recuperar lentamente da recessão, alertou esta segunda-feira o secretário-executivo adjunto da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, Andrey Vasilyev, na abertura do Fórum Global de Matérias-Primas.

Claro que a «volatilidade dos preços tem um impacto muito negativo nos grupos mais vulneráveis, sobretudo nas regiões com menores rendimentos dos países em desenvolvimento, onde as despesas com a alimentação representam 80 por cento do orçamento familiar», assinalou Supachai Panitchpakdi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

PUB

Segundo noticia a agência Lusa, Panitchpakdi lembrou que os preços das matérias-primas têm estado sujeitos a grande volatilidade desde meados de 2010, o que é «uma enorme preocupação».

O secretário-geral da UNCTAD assumiu que a causa desta subida não se deve apenas a «movimentos especulativos», mas também a catástrofes naturais como os incêndios na Rússia ou as inundações no Paquistão, bem como o aumento da procura em países emergentes como a China.

Por outro lado, o director-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, defendeu que deve ser concluída logo que possível a chamada discussão de Doha (um processo de liberalização comercial que está a ser negociado desde 2001) para «acalmar a situação».

«Quando esta negociação for concluída, os países menos desenvolvidos podem ter acesso aos mercados desenvolvidos com tarifa quase zero», acrescentou Lamy.

PUB

Relacionados

Últimas