Já fez LIKE no TVI Notícias?

Automóveis: 20 milhões de carros chamados à revisão em 2010

Relacionados

Só a Toyota foi alvo de 64 mil queixas e analisou cerca de sete milhões de carros

Os construtores automóveis chamaram para revisão cerca de 20 milhões de veículos em 2010, o que levantou dúvidas sobre a segurança da indústria automóvel.

Desde 2004, ano em que foram chamados a revisão 30,8 milhões de automóveis, que não se registava um número de revisões tão elevado nos Estados Unidos, de acordo com a análise de documentos federais realizada pela agência Associated Press.

PUB

O destaque vai para a Toyota que analisou cerca de 7,1 milhões de automóveis para arranjar defeitos nos travões e nos tapetes do condutor, que accionavam o acelerador indesejadamente.

Os problemas de segurança na maior construtora automóvel do mundo chamaram a atenção de governos, reguladores e consumidores, que apresentaram mais de 64 mil queixas à National Highway Traffic Safety Administration, mais do dobro do que é normal.

Estas revisões podem custar às empresas milhares de milhões de dólares e têm-se tornado mais comuns desde 2000, quando o Congresso norte-americano aprovou uma legislação que permite identificar mais rapidamente os defeitos que comprometem a segurança rodoviária, depois das chamadas em massa da Firestone.

Em 2010, os legisladores chamaram várias vezes ao Congresso responsáveis da Toyota, mas, para alterar a legislação e agravar as multas contra as empresas do setor, é preciso que as construtoras tenham um novo padrão de segurança.

Entre outros construtores, também a General Motors reviu cerca de quatro milhões de veículos em 2010, enquanto as japonesas Honda e Nissan chamaram à revisão mais de dois milhões de carros e camiões. A Chrysler analisou cerca de 1,5 milhões de veículos e a Ford mais de 500 mil viaturas.

Estes números são ainda preliminares e o governo norte-americano prevê publicar dados definitivos no próximo ano.

PUB

Relacionados

Últimas