Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE: é «urgente» resolver problema português

Relacionados

É preciso acelerar em medidas que melhorem gestão da Zona Euro. E rápido

É o segundo aviso em dois dias vindo do Banco Central Europeu. A crise em Portugal tem uma «urgência especial» em ser resolvida.

«Francamente, já passou muito tempo desde o início da crise da dívida soberana na Zona Euro» e não há trabalho concluído à vista, diz Ahanasios Orphanides, membro da Administração do Banco Central Europeu, em entrevista ao «The Wall Street Journal».

PUB

Portugal pode ser um problema mais profundo se não for solucionado, podendo ter implicações negativas para outras nações do bloco que junta os 17 países que partilham a moeda única.

Os governos do euro têm por isso de dar corda a medidas que melhorem a gestão da Zona Euro. E rápido, já que «entretanto, as tensões persistem nos mercados e isso não é saudável».

Portugal entra aqui como uma prioridade. O BCE já tinha deixado no domingo uma «mensagem muito forte» ao país, querendo que apliquemos o plano de austeridade «tão rigorosamente e tão convincentemente» quanto possível.

Portugal tem, de resto, sido encarado como o próximo na fila a ter de pedir ajuda, depois da Grécia e da Irlanda. Correm até rumores em Bruxelas de que o resgate vai acontecer em Abril, algo que o Governo português desmente categoricamente.

PUB

Espanha também já veio dizer, este domingo, que Portugal não precisa de ajuda. E a Alemanha garante que não está a pressionar o Governo.

Na mesma linha, o presidente do Fundo Monetário Internacional veio dizer que é essencial que os países da Zona Euro reduzam os níveis de dívida pública nos próximos anos, porque se a solução «vier tarde demais, estamos sempre atrás da curva».

Por cá, e segundo Pacheco Pereira, o país esteve mesmo «no limite da bancarrota» na última emissão de dívida que efectuou.

Entretanto, soube-se que o BCE comprou 711 milhões de euros de dívida soberana da Zona Euro na semana passada. Parte dessa dívida era, uma vez mais, portuguesa.

[Notícia actualizada dia 22, às 9h10, com mais informação]

PUB

Relacionados

Últimas