Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP: quatro ex-gestores vão a tribunal

Relacionados

Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues serão julgados por manipulação do mercado e falsificação de documentos

Quatro dos cinco acusados no caso BCP vão ser julgados. Os ex-presidentes Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal e ainda os dois ex-administradores Christopher de Beck e António Rodrigues irão a tribunal, acusados pelo Ministério Público dos crimes em co-autoria de manipulação do mercado e falsificação de documentos. Apenas António Castro Henriques foi ilibado.

Durante o debate instrutório, os advogados dos cinco acusados insistiram que não haveria factos provados que justifiquem uma acusação.

PUB

Jardim Gonçalves acredita na «total absolvição»

Ex-gestor: «Este é um primeiro sinal de alguma justiça»

O Ministério Público acusava os cinco ex-administradores do BCP de terem cometido alegados crimes entre 1999 e 2008, entre eles a utilização de contas off shore detidas pelo BCP, «de modo a determinar os valores de mercado e a cotação dos títulos do BCP no mercado de valores».

Ministério Público pode recorrer até Setembro

Os ex-gestores estavam também acusados por terem falsificado a contabilidade do banco, «com vista a ocultar as perdas resultantes para o Banco, no valor aproximado de 600 milhões de euros».

Eram ainda suspeitos de burla qualificada, acusados de receber «prémios avultados, calculados em função de resultados deliberadamente empolados, com um prejuízo para o banco de cerca de 24 milhões de euros». No entanto, nesta matéria, não houve acusação.

PUB

Relacionados

Últimas