Já fez LIKE no TVI Notícias?

Facebook tem programa anti-suicídio

Relacionados

Plataforma online disponibiliza ajuda 24 horas a todos aqueles que tenham comentários suicidas no mural

A rede social mais famosa do mundo, Facebook, já foi responsável pelo lançamento de inúmeras aplicações de entretenimento. Contudo, desta vez dedicou-se a uma causa social, a prevenção de comportamentos suicidas.

O programa, de nome Lifeline, permite aos utilizadores expressar um alerta sobre amigos no Facebook que tenham pensamentos suicidas ou que façam comentários alarmantes.

PUB

A solução encontrada pelos responsáveis da rede social está à distância de um clique.

Depois de detectar comentários suspeitos no mural de um amigo da rede, o utilizador pode recorrer ao botão de alerta - disponível ao lado do próprio comentário - e, automaticamente, o Facebook enviará um e-mail ao visado, com indicação do número de telefone de uma linha de apoio, e um link que permite o acesso a um chat confidencial, a partir do qual poderá conversar com profissionais.

De acordo com especialistas na matéria, esta última hipótese - mais reservada - é um dos grandes pontos a favor do novo programa - «Já ouvimos muitas pessoas que dizem querer falar com alguém, mas não através de uma chamada telefónica», disse Lidia Bernik, uma das directoras do projecto, em entrevista ao «Washington Post».

O Google e o Yahoo há algum tempo que têm em curso uma estratégia de socorro semelhante. A partir do momento em que um utilizador pesquisa a palavra suicídio, Google e Yahoo disponibilizam, à pessoa em causa, números de telefone de linhas de apoio e prevenção de suicídio.

O novo serviço do Facebook vai funcionar 24 horas por dia, a partir dos Estados Unidos da América.

PUB

Relacionados

Últimas