Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI aplaude medidas de Espanha para sanear banca

Relacionados

Lagarde acredita que são suficientes para tornar setor mais transparente e restaurar a confiança

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) aplaudiu esta sexta-feira o plano apresentado pelo Governo espanhol para tentar sanear o setor financeiro.

Christine Lagarde mostrou-se «muito satisfeita» com as medidas, que passam por obrigar a banca a registar provisões adicionais de 30 mil milhões de euros para cobrir eventuais perdas com ativos imobiliários de má qualidade. O plano prevê ainda que esses ativos saiam do balanço dos bancos e sejam transferidos para veículos com gestão independente.

PUB

O Governo nomeia ainda dois auditores para cada banco, retirando essa competência ao Banco de Espanha, como pediam as entidades internacionais.

Para Lagarde, estas medidas «oferecem uma resposta eficaz ás vulnerabilidades do sistema bancário, ao mesmo tempo que uma grande transparência».

«Nós defendemos a introdução de um aumento significativo de provisões, bem como a prevenção contra futuras perdas», escreve a responsável numa nota à imprensa.

«Estas medidas, que estão em linha com as recomendações do Programa de Avaliação do Setor Financeiro, do FMI, que visitou recentemente Madrid, são consistentes com as melhores práticas internacionais e revelam a determinação das autoridades em assegurar a estabilidade do sistema bancário», acrescentou.

Lagarde acredita, a fechar, que «a implementação destas medidas vai ajudar a impulsionar a confiança e sustentar o regresso da economia ao crescimento».

PUB

Relacionados

Últimas