Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maré negra: BP já gastou 4,6 mil milhões e arrisca «multa significativa»

Relacionados

Penalização poderá estar entre os 1.100 e os 4.300 dólares por cada de petróleo derramado e não recuperado. Pena total pode ascender a 17,6 mil milhões

A maior maré negra de sempre no Golfo do México está a sair cara à BP. A petrolífera britânica BP anunciou esta segunda-feira que já gastou 4,6 mil milhões de euros na luta contra a maré negra no Golfo do México, causada pelo rebentamento de um dos poços da empresa. Prejuízos que podem resultar ainda no pagamento de uma «multa significativa», segundo um conselheiro da Casa Branca.

O montante gasto pela petrolífera para estancar a fuga de petróleo as despesas para conter e limpar o crude na zona abrange já as despesas com as equipas de apoio, as operações para tapar o furo rebentado, o dinheiro entregue aos estados norte-americanos com costa afectados pelo desastre e às autoridades federais bem como os pedidos de indemnização já entregues.

PUB

Até agora, a BP já recebeu mais de 145 mil pedidos de indemnização, dos quais já pagou 103.900, num total de 319 milhões de dólares.

Trata-se de um balanço provisório, desconhecendo-se para já o custo total da catástrofe. A BP aceitou em Junho último criar um fundo de 20 mil milhões de dólares para as vítimas da maré negra. Esta foi uma das exigências da Casa Branca. A conselheira para energia e alterações climáticas das autoridades norte-americanas assegurou que deverá entrar em funcionamento «nos próximos dias».

E, apesar de a última operação para estancar a fuga de petróleo ter sido um sucesso, a petrolífera deverá pagar «uma multa significativa» pelo derrame de crude no Golfo do México.

«A BP é claramente responsável», afirmou Carol Browner, citada pela agência Lusa, sem revelar se os EUA vão processar a petrolífera por negligência.

«Não vou fazer comentários sobre a investigação do Departamento de Justiça, que está analisar a acção da BP antes e durante o derrame de crude no Golfo». A responsável acrescentou, no entanto, que «haverá uma penalização financeira significativa».

PUB

A BP poderá ter de pagar entre 1.100 e 4.300 dólares de multa por cada barril de petróleo derramado e não recuperado, asegundo a lei norte-americana, designadamente com a Lei sobre Águas Limpas dos Estados Unidos.

No caso de ser comprovada a existência de negligência grave por parte da petrolífera britânica, a pena total pode ascender a cerca de 17,6 mil milhões de dólares, segundo cálculos divulgados pela imprensa norte-americana.

[Notícia actualizada às 8h26]

PUB

Relacionados

Últimas