Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal entre os que mais recorrem ao BCE

Relacionados

Mais de 60 por cento do recurso ao BCE é feito por Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha, disse presidente do BCP

Portugal está no grupo de quatro países que mais recorrem ao Banco Central Europeu (BCE). Os restantes são a Espanha, Grécia e Irlanda, estes dois últimos alvo de resgate por parte do FMI e da UE em 2010. No total, estes países representam 62 por cento do total financiado pela autoridade monetária aos países da Zona Euro.

A informação foi dada esta segunda-feira pelo presidente do Millennium bcp, Carlos Santos Ferreira, que adiantou que o recurso ao BCE «foi a primeira solução», mas «tem de ser uma solução transitória».

PUB

«O recurso de Portugal ao BCE em percentagem do activo é de 8,5%. Sendo que 62% do recurso ao BCE é feito por Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha», disse o banqueiro na II Conferência Reuters/TSF, a decorrer em Lisboa.

«O BCE está a fazer o que lhe compete, o que vem nos estatutos. Não há nada de extraordinário nisto a não ser ideias e nervosismos que muitas vezes acolhemos».

Carlos Santos Ferreira sublinhou ainda o papel da banca na economia, afirmando que «mesmo em situação de recessão, a banca continuou a injectar fundos na economia».

«Em Portugal, mesmo a partir de 2009 e até Abril de 2010, a taxa de variação homóloga dos empréstimos bancários foi superior à da Europa. Só a partir de Abril é que as duas taxas coincidem. E isso fez-se sem grande discriminação entre empresas e particulares».

PUB

Relacionados

Últimas