Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vendas de carros caem 9,2% em Janeiro

Relacionados

ACAP esperava descida maior depois de fim de incentivo ao abate

A venda de carros ligeiros de passageiros registou uma queda de 9,2%, em Janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, avançou esta terça-feira a ACAP, que admitiu que aguardava uma descida maior, já que o Governo acabou, no final do ano passado, com o incentivo ao abate de veículos em fim de vida.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) foram comercializados no mês em análise 13.223 veículos ligeiros de passageiros em Portugal.

PUB

De acordo com o comunicado da associação, «esta contracção do mercado acabou por ser menor do que o esperado, em virtude de terem sido matriculados, no mês de Janeiro, cerca de três mil veículos referentes a processos submetidos ainda no passado mês de Dezembro, no âmbito do programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida, os quais foram despachados no corrente mês de Janeiro».

A ACAP justificou ainda que «este programa foi extinto no início do corrente ano, o que provocou um afluxo muito significativo de candidatos ao incentivo, no final de 2010, tendo alguns desses pedidos transitado para o mês de Janeiro de 2011».

Tendo em conta o total do mercado automóvel, em Janeiro venderam-se 16.096 viaturas, menos 9,7% que no mesmo mês do ano passado.

A maior queda verificou-se nos comerciais ligeiros (-16,9% para um total de 2.457 unidades). Já o maior número de vendas ocorreu nos veículos pesados (35,9% para 416 veículos).

PUB

Relacionados

Últimas