Já fez LIKE no TVI Notícias?

ACP denuncia: combustíveis não acompanham descida do petróleo

Relacionados

«Se o Governo não percebe a política de preços, como há-de o cidadão comum perceber?», questiona a instituição

O petróleo está em queda acentuada, mas preço dos combustíveis não está a acompanhar a descida. A denúncia é feita pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

«Os preços do petróleo sofreram em Maio a maior queda desde o final de 2008. Apesar disso, o preço dos combustíveis em Portugal não acompanhou essa descida, que foi da ordem dos 15%», sustenta em comunicado.

PUB

E continua: «Mais uma vez, o ACP denuncia aquilo que considera ser uma situação inaceitável para os consumidores».

A instituição recorda que, em Abril, o ministro da Economia disse não entender o ciclo dos preços dos combustíveis em Portugal e garantiu que iria pedir à Autoridade da Concorrência uma investigação, uma vez que «o nível do preço é muito elevado e, nalguns casos, é muito difícil perceber porque é que é tão elevado».

Também, em Maio, foi a vez do Primeiro-ministro se mostrar muito preocupado com o aumento da gasolina, porque tal «é mau para a economia, atingindo famílias e empresas».

E termina: «Nos últimos anos, a Autoridade da Concorrência limita-se a dizer que não há nada a assinalar. Face a esta inoperância, o ACP insiste na necessidade de recorrer a uma entidade externa que investigue a situação de forma exaustiva. Se o Governo, ao seu mais alto nível, não percebe a política de preços dos combustíveis praticada em Portugal, como há-de o cidadão comum perceber?»

PUB

Relacionados

Últimas