Já fez LIKE no TVI Notícias?

Actividade económica e consumo privado sobem há quase um ano

Confiança dos consumidores é a única que resiste à recuperação

A actividade económica e o consumo privado estão a subir em Portugal há quase um ano, de acordo com os indicadores de conjuntura divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Em Março de 2010, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica, calculado pelo banco central, aumentou face ao observado no mês anterior. A subida, a décima consecutiva, deixou o indicador nos 0,4 pontos.

PUB

No mesmo período, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado também registou um aumento face ao mês anterior, situando-se nos 1,3 pontos. Foi a 11ª subida consecutiva.

«Relativamente ao consumo privado, no trimestre terminado em Fevereiro de 2010, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), cresceu 1,6% em termos reais, face ao período homólogo (0,3% no quarto trimestre de 2009)», lembra o Banco de Portugal no documento.

Para além disso, no primeiro trimestre de 2010, as vendas de veículos ligeiros de passageiros, incluindo veículos todo-o-terreno, aumentaram substancialmente (69,1% em termos homólogos), após uma queda de 6% no quarto trimestre de 2009.

O Banco de Portugal fala ainda num aumento do sentimento económico para 95,2 pontos, apesar da queda da confiança dos consumidores, pelo segundo mês consecutivo.

PUB

Últimas