Já fez LIKE no TVI Notícias?

SCUT: PSD exige cobrança em todas. Governo faz contraproposta

Relacionados

Governo salienta que negociações continuam

O Governo salientou esta quinta-feira que continuam as negociações com o PSD sobre cobrança de portagens, adiantando que o Executivo fez uma contraproposta depois de os sociais-democratas terem exigido o pagamento em todas as auto-estradas.

SCUT: «Acordo interpartidário» era «positivo», diz Cavaco

PUB

Dúvidas sobre portagens e «chip» estão resolvidas

A posição do Executivo foi transmitida aos jornalistas pelo secretário de Estado da Presidência, João Tiago Silveira, no final do Conselho de Ministros.

«Os dados são públicos: estamos a negociar com o PSD a viabilização da introdução de portagens reais nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT)», começou por apontar o membro do Executivo.

Segundo João Tiago Silveira, citado pela Lusa, o PSD «exigiu que houvesse pagamentos reais de portagens em todas as SCUT, o Governo sabe que é preciso negociar nesta matéria para que se viabilize uma proposta na Assembleia da República e fez uma contraproposta».

«O país não é igual»

«O país não é igual, há regiões mais desenvolvidas no país e outras menos desenvolvidas, precisamos de atender a preocupações de coesão territorial e, por causa disso, entendemos que residentes de áreas onde é mais necessária a solidariedade e a coesão não devem ser onerados com o pagamento dessas portagens, devendo estar isentos», afirmou o secretário de Estado da Presidência.

João Tiago Silveira referiu depois que o mesmo critério o Governo pretende aplicar em relação às empresas com actividade económica nas áreas consideradas mais desfavorecidas em termos de desenvolvimento.

«Esta é uma matéria em que temos consciência que todos têm de fazer um esforço, mas temos também consciência de que é preciso negociar nestas matérias sem perder de vista o essencial. As negociações decorrem e temos esperança que elas possam ser terminadas com sucesso», declarou.

PUB

Relacionados

Últimas