Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA poderão emprestar dinheiro ao FMI

Relacionados

Reserva Federal ajudará, desta forma, países europeus que não conseguem financiar-se junto dos mercados

Os EUA poderão emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional para ajudar a Zona Euro. De que forma? A Reserva Federal norte-americana deverá juntar-se aos 17 bancos centrais da região, canalizando verbas para o FMI que, por sua vez, estará a preparar uma espécie de fundo de protecção do euro, destinado a socorrer os Estados-membros que não conseguem financiamento junto dos mercados.

Segundo o diário alemão «Die Welt», que se apoia em fontes próximas das negociações, os bancos centrais da Zona Euro poderão entrar com pelo menos 100 mil milhões de euros para esse fundo especial a ser criado, cita a Reuters.

PUB

Entretanto, sabe-se já que o secretário de Estado do Tesouro norte-americano vai reunir-se esta semana com alguns dos principais responsáveis europeus, pretendendo sublinhar a importância para a economia mundial da resolução da crise da dívida soberana europeia.

Timothy Geithner chega terça-feira a Frankfurt, na Alemanha, para encontros de manhã com o novo presidente do BCE, o italiano Mario Draghi, e com o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann. À tarde viaja para Berlim para se reunir com o ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schauble.

Na quarta-feira, o secretário do Tesouro norte-americano desloca-se até Paris, onde será recebido pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, e tem também agendada uma reunião com o ministro de Finanças francês, François Baroin.

Depois segue para Marselha, onde vai encontrar-se com o vencedor das últimas eleições e próximo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e na quinta-feira, véspera da cimeira europeia, o governante norte-americano viaja até Milão para se reunir com o novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti.

PUB

Relacionados

Últimas