Já fez LIKE no TVI Notícias?

Christine Lagarde é a nova directora do FMI

Sucede a Dominique Strauss-Kahn, que foi acusado de ter abusado sexualmente de uma funcionária de um hotel de Nova Iorque

Notícia actualizada às 19h22

A até agora ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, foi eleita como nova directora do Fundo Monetário Internacional.

PUB

Numa comunicado, citado pela Reuters, a instituição indica que o mandato de Lagarde inicia-se a 5 de Julho e terá a duração de cinco anos.

A vitória da francesa foi assegurada depois da China, da Rússia e do Brasil lhe terem declarado o seu apoio, tal como os EUA.

Lagarde sucede ao seu compatriota Dominique Strauss-Kahn, que foi detido no dia 14 de Maio, na sequência de uma acusação de abuso sexual de uma funcionária do Hotel Sofitel, em Nova Iorque.

Strauss-Kahn encontra-se em prisão domiciliária na cidade norte-americana.

Nas suas primeiras palavras no novo cargo, a responsável garante: «o FMI esteve ao serviço dos seus 187 países membros durante a crise económica e financeira mundial, que fez a instituição evoluir profundamente. O meu primeiro objetivo será o de fazer com que (o FMI) continue nessa via, com a mesma determinação e o mesmo empenho», disse Christine Lagarde, 55 anos, num comunicado divulgado em Washington, onde o FMI tem a sua sede.

PUB

Últimas