Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI deve regressar esta 2ª feira à Grécia

Relacionados

Grupo do Fundo e da UE vai avaliar medidas de austeridade para desbloquear segunda tranche da ajuda, no valor de 9 mil milhões de euros

O grupo de peritos da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional deve começar na segunda-feira uma visita a Atenas para avaliar as contas do país, disse o ministério das Finanças da Grécia citado pela Lusa.

O responsável pelo grupo de peritos do FMI, Poul Thomsen, e o representante da Comissão Europeia, Servaas Derrose, devem reunir-se segunda feira com o ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, estando previstas outros encontros com os ministros responsáveis pela execução do orçamento.

PUB

A visita deverá prolongar-se por quinze dias.

«O nosso principal objectivo é resolver os problemas de curto e de longo prazo do défice e da dívida pública e assegurar a sustentabilidade das finanças públicas», disse Deroose, numa entrevista hoje publicada no diário grego Kathimerini.

Segundo o representante da Comissão Europeia, a «economia [grega] vai contrair 4% nos próximos meses», no entanto, «deverá começar a melhorar» no segundo semestre de 2011.

A visita prevista, a segunda desde Junho, tem como objectivo avaliar as medidas de austeridade que o governo socialista teve de tomar após o empréstimo de 110 mil milhões de euros da UE e do FMI ao longo de três anos.

A primeira parcela, no valor de 20 mil milhões de euros, foi entregue em Maio, enquanto uma segunda tranche no valor de 9 mil milhões de euros deverá ser paga no início de Setembro.

O ministros das Finanças grego expressou recentemente a sua confiança no pagamento da segunda parcela enquanto o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker e o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, mostraram em Julho a sua «satisfação» pela execução rigorosa do orçamento grego.

PUB

Relacionados

Últimas