Já fez LIKE no TVI Notícias?

O euro nasceu num vaso grego

Relacionados

O título pode parecer estranho. Mas o vídeo do Banco Central Europeu também

Num momento em que o euro atravessa a sua maior crise e quando várias vozes europeias pedem a saída da Grécia da Zona Euro, o vídeo comemorativo dos 10 anos da criação da moeda única começa precisamente... num vaso grego.

Das imagens que vão pintando o vídeo, uma mulher sai de uma ilustração num vaso encontrado numa ruína grega, como símbolo do nascimento da civilização europeia, e depois parte por um passeio entre a ponte Vasco da Gama, um mercado numa praça em Paris e as vantagens de fazer compras numa galeria iluminada com a mesma moeda, podendo comparar facilmente os preços.

PUB

Mesmo quando o vídeo lembra os momentos de euforia dos cidadãos europeus junto às máquinas de multibanco, a levantar euros pela primeira vez, Mario Draghi surge no filme não esquecendo os desafios que a Europa atravessa. Mas garante que «os cidadãos da Zona Euro podem estar seguros que o Banco Central Europeu manter-se-á fiel ao seu mandato de garantir a manutenção e a estabilidade dos preços».

Há 10 anos, em Janeiro de 2002, notas e moedas do euro foram introduzidas em 12 estados-membros da União Europeia. Desde aí, mais cinco países adoptaram a moeda única.

No vídeo comemorativo do nascimento do euro, a voz off recorda a enorme operação logística levada a cabo pelas instituições europeias para a adopção do euro, enquanto o presidente do BCE, assevera que a utilização de uma divisa comum acabou por se tornar num símbolo de cooperação e integração europeia.

Neste momento, ao euro não se associam palavras de inclusão, mas de «desfragmentação», «desintegração», com os próprios actores europeus preocupados com o futuro próximo da moeda única, e sem se entenderem quanto à receita para travar esta crise que ameaça países periféricos, grandes economias e uma recessão à escala global.

PUB

Relacionados

Últimas