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Dez por cento dos alunos precisam de apoio especial

Mas as escolas ainda não têm professores «com formação apropriada», diz sindicato de professores. Lei do ensino especial estava em preparação, mas processo parou quando o Governo «caiu»

Uma em cada dez crianças necessita de apoio específico durante o seu percurso escolar, diz o Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN). Mas apesar destes números, a SPZN afirma que «a educação especial continua a não ter um corpo docente com formação apropriada».

Maria Arminda Bragança, do SPZN, disse ao PortugalDiário que os docentes que acompanham o ensino especial, «são geralmente professores de quadros de escola que não têm formação de base nas disciplinas», por isso, é complicado o acompanhamento aos alunos.

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Para esta dirigente sindical, as crianças que necessitam de apoio específico «precisam de professores especializados, que tenham preparação em cada disciplina». E realça ainda o facto de os professores concorrerem todos os anos, o que faz com que possam ou não ficar colocados na mesma escola. Para Maria Arminda Bragança, esta instabilidade também prejudica o apoio que estes docentes prestam aos alunos e aos outros professores.

Por isso, a SPZN considera que «é urgente fazer-se a lei do ensino especial» que tem sido «sistematicamente adiada». A dirigente sindical explica que durante o Governo anterior o processo legislativo estava já «muito adiantado», encontrando-se na fase de parecer público. «Estávamos convencidos que já haveria uma lei para o ano lectivo de 2005/06, mas entretanto, o Governo caiu, e o processo parou», explicou Maria Arminda Bragança.

A FNE reuniu-se no passado dia 18 com Maria de Lurdes Rodrigues, a nova responsável pela pasta da Educação e entregou-lhe «um roteiro para a legislatura, que inclui a questão do ensino especial», disse Maria Arminda Bragança.

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Para já, o SPZN pretende «alertar» o novo Governo para os problemas do ensino especial através de um seminário que decorre nos próximos dias 28 e 29 de Abril na Exponor.

Entre os presentes estará uma representante do Ministério da Educação, que irá falar no painel «ensino especial: o sentido da mudança», o que para o sindicato é um sinal de que este Governo poderá ainda dar andamento ao processo que o anterior Executivo iniciou.

Entre os restantes oradores estão especialistas e pessoas com grande experiência na área, já que o objectivo é «aliar a prática à ciência».

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