Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da EDP caem 3,6% para 907 milhões de euros

(Notícia actualizada)

Os lucros da EDP caíram 3,6 por cento para 907,3 milhões de euros em 2007.

De acordo com o comunicado da empresa, a evolução anual do resultado líquido foi penalizada pelos itens não-recorrentes já mencionados, e por uma redução dos resultados financeiros, que foram apenas parcialmente compensados pelo ganho de capital de 259 milhões de euros relativo à venda de uma participação de 25% na REN.

PUB

Por outro lado, o EBITDA consolidado aumentou 14% no período para 2.628 milhões de euros. Esta performance deve-se a uma melhoria das actividades liberalizadas de electricidade e gás do Grupo EDP na Península Ibérica, «bem

como ao aumento de 132% da capacidade eólica bruta instalada na Europa e EUA», esclarece a elécrica em comunicado.

Excluindo alguns itens operacionais não-recorrentes, nomeadamente os desvios tarifários em Portugal e no Brasil, a provisão da Enersul, os custos relativos ao programa de reestruturação dos recursos humanos e o impacto do RD 03/2006, o EBITDA ajustado aumentou 21% para 2.749 milhões de euros.

A capacidade instalada bruta eólica da EDP aumentou 132% para 3.639 MW, após a concretização da aquisição da Horizon nos EUA em Jullho, o que implicou a sua consolidação pela primeira vez no segundo semestre do ano passado.

Os proveitos operacionais cresceram 6,4% para 11.010 milhões de euros, enquanto a margem bruta trepou 9,5% para 4.553,9 milhões de euros.

PUB

Já os custos operacionais subiram 14% para 1.925 milhões de euros.

O passivo da EDP cresceu dos 8.625 milhões de euros para 24.621 milhões de euros.

Energias do Brasil contribui com 587 milhões

A actividade de distribuição regulada em Portugal foi penalizada por uma diferença tarifária negativa de 58 milhões de euros, a recuperar através das tarifas em 2009, que compara com um desvio positivo acumulado de 25 milhões.

Por outro lado, a Energias do Brasil contribuiu com um EBITDA de 587 milhões de euros, o que representa um crescimento de 35% no período, devido «a um impacto positivo não-recorrente de 216 milhões de euros referente à recuperação à recuperação, através das

tarifas, de custos superiores com as compras de electricidade incorridos no passado, e a um aumento da capacidade de produção hidroeléctrica tarifas, de custos superiores com as compras de electricidade incorridos no passado, e a um aumento da capacidade de produção hidroeléctrica».

As acções da EDP fecharam a derrapar 0,26% para 3,87 euros.

PUB

Últimas