Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: PS à frente na corrida

40,1 por cento já sabem onde colocar a cruz. Nome é irrelevante

O PS é o partido mais bem colocado nas eleições antecipadas de Lisboa. De acordo com uma sondagem «Correio da Manhã/Aximage», 40,1 por cento dos lisboetas já decidiram em que partido irão votar: destes, 47,1 por cento colocam a cruz no PS, 23, 5 por cento escolhem o PSD, 11,8 por cento CDU e 8,2 por cento escolhem o Bloco de Esquerda.

Enquanto estes eleitores admitem já ter escolhido a força partidária, independentemente do candidato que a represente, 16,3 por cento dos inquiridos fazem depender o voto do nome do candidato.

PUB

Para 58,6 por cento dos eleitores ouvidos nesta sondagem, a Câmara de Lisboa só deveria ir a votos, caso o presidente Carmona Rodrigues fosse efectivamente acusado no âmbito do processo judicial em que está envolvido. Entre o eleitorado social-democrata esta cifra sobe para 79,3 por cento, a evidenciar bem a discordância do eleitorado social-democrata em sobre a decisão do líder Marques Mendes.

E, apesar de o seu rival, Luís Filipe Menezes, já o ter desafiado a avançar para Lisboa, o eleitorado não parece estar pelos ajustes: apenas 19,9 por cento consideram Marques Mendes um bom candidato. Entre o eleitorado social-democrata a cifra sobe apenas até aos 25,7 por cento.

Do lado socialista, os nomes mais bem posicionados são os de João Soares, considerado um bom candidato para 42,7 por cento dos lisboetas e Ferro Rodrigues, que acolhe opiniões favoráveis de 38,1 por cento dos inquiridos.

Ficha técnica: Foram inquridos residentes em Lisboa com telefone fixo. A amostra é aleatório e estratificada por sexo, idade, escolaridade polietápica e representativa do universo, com 500 entrevistas efectivas (265 a mulheres).

As entrevistas foram realizadas entre 30 de Abril de 2 de Maio.

PUB

Últimas