Já fez LIKE no TVI Notícias?

Os dez erros que podem acabar com a sua carreira

Relacionados

Não há manual que se preze que não tenha centenas de dicas sobre o que se deve ou não deve fazer para encontrar um emprego.

Um currículo claro e cuidado, uma boa carta de apresentação, se possível original, uma boa aparência e uma boa preparação antes de ir para uma entrevista. Enfim, não há que enganar. Com a auto-estima em cima e uma segurança inabalável não há empresa que lhe resista. Aparentemente.

As estatísticas mostram, segundo o «Diário Económico» que, no entanto, em média são precisos menos de 15 meses para encontrar o emprego ideal. Para o perder bastam apenas uns dias e pequenos erros.

PUB

1. Ser o idiota do serviço

Um estudo publicado na revista norte-americana «Harvard Business Review», indica que a maioria das pessoas prefere trabalhar com alguém com menos competências do que ter um colega altamente qualificado, mais intratável.

2. Não trabalhar em equipa

Terrel Owens, jogador de futebol americano da Philadelphia Eagles, é um bom exemplo do que pode acontecer a quem não sabe trabalhar em equipa. O atleta foi suspenso e proibido de jogar em 2005 depois de ter criticado o treinador e a gestão da equipa em público. É que os problemas internos são para ser resolvidos internamente.

3. Não cumprir prazos

Se o «deadline» é quinta-feira, o melhor é apontar para quarta. Um pequeno atraso pode comprometer outros departamentos da empresa e levar ao pagamento de uma multa. Ou pior, acabar com um negócio.

4. Tratar assuntos pessoais no trabalho

Não ceda à tentação de agarrar no telefone da empresa e falar à família. A internet e o telefone disponíveis no escritório são para trabalhar.

PUB

5. Isolar-se

Esta mais do que comprovado que as pessoas que mais e melhor se relacionam tendem a trabalhar em equipas mais bem sucedidas, receber as melhores críticas, ser mais promovidas e mais recompensadas.

6. Ter um «affair» no escritório

A maioria das pessoas admite que já teve um caso amoroso no escritório. Embora a maioria dos líderes afirme que só se deve interferir caso o trabalho seja prejudicado, a verdade é que cria, quase sempre um mal estar e dá azo a comentários.

7. Ter medo de arriscar ou de falhar

Quem não arrisca, não pestisca. E é bem verdade. Como pode alguém evoluir na carreira se não tiver a coragem de se chegar à frente? A aversão ao risco pode prejudicar mais uma carreira que os erros.

8. Não ter objectivos

Estabelecer objectivos e atingi-los é o dia-a-dia de uma empresa. Aliás, de acordo com o site «CareerBuilder», 80% da nossa eficiência advém da forma como são geridas 20% das nossas actividades.

PUB

9. Descuidar a imagem

Ter uma boa aparência não significa ser competente. Mas, justo ou injusto, a verdade é que a aparência conta muito.

10. Ser indiscreto

Atenção ao que se diz e onde se diz. Temas como religião, política e futebol são temas a evitar no escritório. Da mesma maneira que o melhor é não dizer mal do chefe, da empresa ou de algum dos colegas.

PUB

Relacionados

Últimas