Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba como pode ser mais ético profissionalmente

Relacionados

As empresas estão a focar-se cada vez mais na implementação de ética empresarial, não só para o seu próprio funcionamento, mas também para a sua imagem exterior.

«Com o rol de nomes de empresas, organizações e gestores envolvidos em escândalos empresariais que ao longo dos tempos têm ocupado as primeiras páginas dos jornais, os departamentos de recursos humanos procuram focar-se na implementação de politicas de ética no local de trabalho», segundo um estudo da Transitar.

«A maioria dos programas de formação ética empresarial são implementados com o intuito que cada colaborador compreenda e adopte atitudes diárias que contribuam para um funcionamento mais ético de toda a empresa», refere o director geral da Transitar, parceira da Lee Hecht Harrison Portugal, Yves Turquin.

PUB

E acrescenta: «O impacto da adopção deste tipo de atitudes éticas pode ser medido não somente através dos proveitos de actividade da empresa, como também no moral do grupo de trabalho, pelo nível de confiança obtido junto dos clientes e consumidores».

Mas como criar um ambiente diário que apoie os objectivos de aprendizagem que se quer imprimir aos colaboradores? Como assegurar que se atingem os resultados esperados das iniciativas de formação?

Yves Turquin, dá algumas sugestões que potenciam a criação deste ambiente propício ao desenvolvimento de uma cultura de ética empresarial:

Crie e viva em conjunto a cultura corporativa

Se o objectivo é que toda a equipa trabalhe e tome decisões baseado num código moral, deverá começar por estabelecer linhas de conduta que sejam percebidas por todos como regras de actuação aceitáveis. Escrever a Declaração de Missão Empresarial e desenvolver um código de conduta para os colaboradores irá facilitar a clarificação do tipo de atitudes que a empresa considera apropriados.

PUB

Neste processo é importante obter feed-back dos colaboradores, para que sintam identificados com o código de conduta. Uma vez terminado, deverá ser entregue a cada colaborador e afixado nas zonas comuns como a cafetaria. Tenha em atenção que o código de conduto do empregado não uma mera lista de atitudes que se devem ou não devem fazer. Este código deverá ser um guia de apoio que deve apoiar os colaboradores a tomarem boas decisões com ética.

Estabelecer um sistema de apoio

Sejamos francos, gostaríamos de acreditar que um sistema de honra é suficiente, mas na maioria das vezes não é. Quando os colaboradores compreendem que uma boa parte do seu trabalho é tomar decisões com ética, e reportarem qualquer comportamento desviante, isto elimina o medo que pode existir de poderem perder o seu emprego por denunciarem um comportamento errado.

Coloque ética na descrição de trabalho

Definindo logo à partida que esta é uma filosofia de trabalho do departamento e da empresa é uma excelente forma de assegurar que as pessoas que contrata serão uma mais valia. De facto, empresas que têm uma reputação de adoptar princípios éticos tendem a atrair os melhores candidatos, que irão partilhar os valores da empresa. Durante as entrevistas, pergunte aos candidatos se alguma vez enfrentaram um dilema ético no anterior emprego e como é que reagiram à situação. Pergunte também se eles têm algum colega que regularmente violava as politicas da empresa e se ficaram melindrados com a situação.

Defina a linha actuação e siga em frente

Um comportamento ético é importante e necessário a todos os níveis numa empresa. É imperativo que aqueles que tenham um cargo hierárquico mais elevado sejam um modelo de comportamento para os restantes de modo a que respeitem e ajam segundo o código de conduta estabelecido. Por isso, não fale apenas nos princípios e valores, viva-os, e faça-o diariamente. Torne claro à sua equipa de trabalho que prefere que eles ajam correctamente em vez de optarem pela decisão mais fácil, mesmo que a curto equivalha um lucro mais reduz.

PUB

Relacionados

Últimas