Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vendas de livros em Portugal atingiram 530 milhões euros

O mercado editorial em Portugal manteve no ano passado a tendência de crescimento moderado, com um volume de vendas de livros de cerca de 530 milhões de euros, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira em Madrid.

O estudo, da consultora económica espanhola DBK, refere que as cinco maiores empresas do sector representam em conjunto uma quota de mercado de 30 por cento, com a estrutura empresarial do sector a caracterizar-se pelo reduzido número de empresas de média e grande dimensão, avança a «Lusa».

O estudo insere-se na série de análises sectoriais que a DBK realiza anualmente em Portugal e Espanha.

PUB

O amadurecimento do mercado, o baixo índice de leitura da população, as mais alternativas de ócio e p desenvolvimento da Internet como instrumento de consulta contribuem, segundo o mesmo estudo, para as variações nas vendas e que tiveram um peso de 2,5% em 2006.

A actividade das empresas do sector é igualmente afectada pela debilidade das vendas no exterior, já que em 2006 as exportações se ficaram pelos 29 milhões de euros, sendo Moçambique o principal destino.

As importações aumentaram no ano passado cerca de 3% para 62 milhões de euros, sendo Espanha o principal país de origem, com uma quota de mercado de 50%.

O sector de edição português é formado por cerca de 350 empresas, que empregam em média oito trabalhadores (cerca de três mil no total).

PUB

Últimas