Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha quer submeter bancos em crise à supervisão estatal

Relacionados

Objectivo passa por criar alternativa à lei que permite a nacionalização dos bancos

O ministro da Economia alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, tem planos para submeter os bancos ameaçados de falência a uma administração estatal, como alternativa à nacionalização, escreve o «Expansión».

Um porta-voz do ministério confirmou, esta quinta-feira, ao jornal «Süddeutsche Zeitung» que Guttenberg está a preparar o correspondente projecto de lei.

PUB

Segundo o jornal, com este instrumento, o político social-cristão pretende criar uma alternativa à lei de expropriação delineada pelo seu colega do ministério das Finanças, o social-democrata Peer Steinbrück.

A lei de Steinbrück foi aprovada na passada Primavera, com o único propósito de encontrar uma forma de nacionalizar o banco Hypo Real Estate, perante a recusa do accionista norte-americano, Christopher Flowers, de vender a sua participação de 25 por cento.

O Estado queria garantir, deste modo, o controlo de um banco à beira da falência, considerado de importância crucial para a sobrevivência do sistema financeiro, que teve de injectar, juntamente com outros bancos, cerca de 100 mil milhões de euros.

BaFin poderá intervir na administração do banco em causa

A proposta de Guttenberg, forte opositor da intervenção do Estado, prevê obrigar as instituições financeiras ameaçadas de falência a submeterem-se a uma reestruturação a pedido da autoridade de supervisão financeira (BaFin).

Com este instrumento, o ministro pretende evitar que os bancos com problemas vejam a sua situação solucionada recorrendo a ajudas estatais, sem quaisquer contrapartidas.

No caso proposto por Guttenberg, o BaFin ganharia o poder de interferir na administração do banco em questão, desde que tivesse a aprovação prévia do ministério dos Negócios Estrangeiros e dos ministérios da Economia, das Finanças e da Justiça.

PUB

Relacionados

Últimas