Já fez LIKE no TVI Notícias?

Philip Morris condenada a pagar 9,6 milhões a fumadora

Relacionados

Mulher que faleceu de cancro acusou a tabaqueira de não a ter alertado para os perigos do tabaco

Um Tribunal Superior de Los Angeles condenou a tabaqueira Philip Morris a pagar 13,8 milhões de dólares (9,6 milhões de euros) por danos causados a uma mulher que morreu de cancro de pulmão, escreve o «Cinco Dias», esta terça feira.

O veredicto foi dado a conhecer oito anos depois de Betty Bullock, uma consumidora de cigarros Marlboro e Benson & Hedges durante 45 anos, processar a empresa Altria Group, do grupo Philip Morris por fraude e responsabilidade pelos danos causados pelos seus produtos.

PUB

O júri decidiu a favor da ré, agora representada pela sua filha, Jodie Bullock, com nove votos favoráveis contra os três contrários à punição financeira da empresa de tabaco.

O caso já tinha sido julgado em 2002, com uma decisão favorável a Bullock por 28 mil milhões de dólares, mas essa quantia foi reduzida posteriormente por um juiz e cancelada por um tribunal que ordenou a realização de um novo julgamento.

Betty Bullock tinha 64 anos quando iniciou o processo e morreu em 2003. Esta mulher tinha começado a fumar aos 17 anos, seduzida pelos anúncios da Philip Morris, alegando que a empresa não alertou para os perigos do tabaco quando ainda estava bem de saúde.

A tabaqueira ainda não decidiu se vai recorrer da sentença, apesar dos seus advogados terem ficado surpreendidos com a quantia associada à sentença.

A Altria, o maior fabricante de cigarros nos EUA, registou, em 2008, vendas no valor de 19,4 mil milhões de dólares (cerca de 13,54 mil milhões de euros).

PUB

Relacionados

Últimas