Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI concede crédito de 140 milhões para Sérvia ultrapassar crise

Relacionados

Belgrado alega querer manter inflação e défice controlados

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Sérvia chegaram a acordo para a concessão de uma linha de crédito de 140 milhões de euros, destinada a ajudar o país a ultrapassar a crise.

«As autoridades sérvias não têm a intenção de recorrer a esta soma a menos que sintam essa necessidade», disse esta segunda-feira o director-geral do Fundo, Dominique Strauss-Kahn, em comunicado.

PUB

A linha de crédito está ainda sujeita à aprovação do conselho de administração do FMI.

Belgrado alega a necessidade de apoio para garantir a estabilidade económica e financeira, tendo como objectivo manter um défice abaixo de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, depois dos 2,7% previstos para este ano, e manter a inflação contida, além de levar a cabo reformas estruturais.

O empréstimo assumirá a forma de um «acordo de confirmação» de 15 meses, o que autoriza a Sérvia a extrair dinheiro da conta dos recursos gerais do Fundo para enfrentar um desequilíbrio temporário das suas finanças.

A ministra sérvia das Finanças, Diana Dragutinovic, afirmou que o país apenas pretende recorrer ao fundo em caso de necessidade e garante que este acordo é totalmente diferente daqueles que foram assinados recentemente com a Ucrânia e a Hungria, a quem o FMI concedeu empréstimos de 13 e 12,4 mil milhões de dólares, respectivamente.

PUB

Relacionados

Últimas