Já fez LIKE no TVI Notícias?

Valor da habitação em Portugal triplica em 20 anos

Relacionados

Casas novas valorizam-se quase o dobro das usadas

O valor da habitação em Portugal triplicou nos últimos 20 anos, de acordo com um estudo do Índice Confidencial Imobiliário (ICI).

Os resultados relativos ao mês de Dezembro de 2007, que marcam o 20º aniversário após o lançamento da primeira série, em Janeiro de 1988, revelam que «o mercado habitacional triplicou ao longo desse período, com uma a valorização total nominal de 208%».

PUB

Spreads do crédito à habitação já estão a subir

Crédito à habitação: vale a pena contratar taxa fixa?

A valorização média anual foi de 5,8% ao longo das últimas duas décadas mas a verdade é que as taxas de crescimento foram variando muito. Entre 1988 e 1991, o crescimento nominal de valores atingia um ritmo médio anual de 23,2%, abrandando significativamente na década de 90, com a adesão ao euro e a crise imobiliária de 1993.

A valorização média anual era então de 6,4%, crescendo, no final da década, para 9%, influenciada pela boa performance da economia e do mercado imobiliário.

Valorizações anuais ficam-se por 1 ou 2% desde 2001

No entanto, um arrefecimento em ambos os contextos conduziu a um decréscimo da taxa de valorização média anual para 5,4% no final de 2001, estabilizando nos anos posteriores entre 1% e 2%.

PUB

O ano 2007 não é excepção à performance registada após 2001, tendo registado uma valorização média anual de 1,3%. Durante o ano passado, o valor da habitação evoluiu de forma diferenciada, com um primeiro trimestre bastante dinâmico (valorização anualizada de 4,2%) e um período entre Abril e Agosto em que se alternaram movimentos de subida e descida, resultando numa estabilização do Índice. Nos últimos 4 meses do ano, o ICI voltou a registar um comportamento positivo, atingindo, nessa fase, uma valorização anualizada de 3,3%.

A estagnação sentida pelo ICI em meados do ano não impediu que o ritmo de valorização média anual registasse uma evolução positiva, e invertendo a tendência de desaceleração verificada desde Junho de 2006 e que persistiu até Junho de 2007.

No mercado de alojamentos novos, esta desaceleração fez-se sentir até Novembro, altura em que a taxa de valorização média anual atingiu os 1,5%, voltando a subir em Dezembro, quando atingiu os 1,7%.

No segmento da habitação usada, a performance foi semelhante ao total do ICI, com uma trajectória de aumento da taxa de valorização média anual em Julho, mas atingindo um patamar inferior ao dos novos. Em 2007, os usados tiveram uma valorização média anual de 1%.

PUB

Subida de 1,1% na zona de Lisboa

Na Área Metropolitana de Lisboa, a valorização média anual em 2007 esteve abaixo do total do Índice, com valores de 1,1% no final do ano.

No segmento dos novos, a valorização média anual foi de 1,8%, enquanto que nos usados, o grau de valorização atingido foi menos vincado, com uma taxa de variação média anual de 0,8%.

PUB

Relacionados

Últimas