Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal cai mais um lugar no ranking da banda larga

Relacionados

Portugal caiu da 21ª para a 22ª posição no rankink da banda larga da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) de Dezembro de 2005 a Dezembro do ano seguinte, tendo sido ultrapassado pela Nova Zelândia.

Neste período Portugal, registou um crescimento da taxa de penetração de banda larga, de 11,5 para 13,8 subscritores por 100 habitantes, continuando a divergir da média dos países membros da OCDE, que é de 16,9 subscritores por 100 habitantes.

Apesar do número de subscritores ser já de 1.460.341 e ter crescido cerca de 20%, no mesmo período no conjunto de países da OCDE, a que Portugal pertence, os subscritores passaram de cerca de 157 milhões para cerca de 197 milhões, o que equivaleu um crescimento de 25%.

PUB

APRITEL preocupada com sector

De acordo com a APRITEL (Associação dos Operadores de Telecomunicações), esta situação é muito preocupante e deve ser alvo de uma análise urgente por parte de todos os intervenientes neste sector, dada a manifesta ausência de uma real competitividade entre os vários prestadores de acesso à banda larga.

«Este mercado necessita de medidas urgentes para dinamizar o acesso generalizado dos Portugueses a este tipo de serviço. Os operadores alternativos continuam a ter que lutar diariamente com inúmeras dificuldades no acesso às redes de acesso controladas pelo operador incumbente com claros prejuízos para clientes. É fundamental eliminar os múltiplos obstáculos que ainda subsistem a uma utilização eficiente da rede básica de telecomunicações. Só uma verdadeira concorrência entre plataformas de acesso permitirá inverter a tendência de crescimento abaixo das médias que temos vindo a verificar semestre após semestre», aponta a associação.

Em Dezembro de 2006, seis países (Dinamarca, Holanda, Islândia, Coreia, Suiça e Noruega) registavam a mais alta taxa de penetração da banda larga na OCDE, cada um com mais de 27 subscritores por 100 habitantes. O crescimento per capita mais elevado verificou-se na Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia, cada um com um aumento de 6 subscritores por 100 habitantes ao longo do último ano.

Actualmente, os EUA são o país com mais subscritores de banda larga da OCDE, registando um total de mais de 58 milhões, o que representa, só por si, 29% de todas as ligações em banda larga contabilizadas pela organização.

PUB

Relacionados

Últimas