Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia francesa só deverá começar a crescer em 2014

Relacionados

Taxa de crescimento será apenas de 0,8 por cento

A economia francesa, quase estagnada nos últimos dois anos, deverá começar a crescer em 2014, mas a uma taxa de apenas 0,8%, segundo o Economic Outlook da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado esta quarta-feira.

De acordo com o relatório, nota a Lusa, a taxa de desemprego deverá continuar a aumentar até finais de 2014 para níveis superiores a 11,5%, enquanto a taxa de inflação deverá ficar em torno de 1%.

PUB

O relatório refere que os atuais esforços de consolidação orçamental adotados pelo governo deveriam ser acompanhados por amplas reformas estruturais para permitir um aumento da capacidade produtiva.

A OCDE refere que o défice estrutural de 2013 deverá ser atingido, mas através do aumento das receitas e sublinha que a prioridade agora será reduzir a despesa pública através designadamente da reforma do sistema de pensões e de uma racionalização de custos do sistema nacional de saúde.

O défice orçamental deve ser de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 e descer para 3,5% em 2014, segundo o relatório.

No entanto, a OCDE adverte que os riscos se mantêm elevados parta a economia francesa, especialmente se adoção das reformas estruturais não conseguir restaurar a confiança.

PUB

Relacionados

Últimas