Já fez LIKE no TVI Notícias?

STE quer fim da Lei Tributária que discrimina funcionários públicos

Relacionados

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) apelou aos grupos parlamentares para que eliminem da Lei Geral Tributária a norma «discriminatória» que pretende vigiar e intimidar os funcionários públicos.

Em causa está um dos artigos da Lei Geral Tributária que prevê que se os funcionários públicos apresentarem declarações com dados diferentes daqueles que o fisco apurou no âmbito da matéria colectável, para além de ser comunicado ao Ministério Público, a administração fiscal poderá comunicar o facto à sua tutela para efeitos de averiguações.

Este foi um dos artigos que suscitou dúvidas ao Presidente da República, que pediu ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da Lei Geral Tributária, por duvidar de uma eventual «violação do princípio da igualdade», refere a «Lusa».

PUB

Isto porque os contribuintes que não sejam funcionários públicos não estão sujeitos a esta comunicação.

No entanto, o Tribunal Constitucional considerou que esta matéria é constitucional.

Numa carta enviada aos presidentes dos Grupos Parlamentares e ao Presidente da República, o STE lamenta a decisão do Tribunal e sublinha que esta norma apenas tem como utilidade «exercer uma acção intimidatória sobre os contribuintes/funcionários e trabalhadores públicos».

Caso a norma venha a vigorar, o director de finanças terá o dever de comunicar a situação fiscal do funcionário ou titular de cargo sob tutela de entidade pública aos respectivos serviços para efeitos de averiguações no âmbito da respectiva competência e para eventual instauração de processo disciplinar para avaliação da matéria colectável.

PUB

Relacionados

Últimas