Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP consolida posição de liderança no mercado liberalizado

Relacionados

A EDP Comercial consolidou em Maio a sua posição de liderança no mercado liberalizado de electricidade.

A seguir a eléctrica portuguesa ficou a Endesa e a Unión Fenosa, refere a informação mensal divulgada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A EDP Comercial tem 94 por cento do número total de clientes, que é de 67 106, e é responsável por 55% do total de fornecimentos no mercado liberalizado, que ascendeu a 9,2 terawatts/hora (TWh), refere a ERSE citada pela agência «Lusa».

PUB

A carteira de clientes da EDP Comercial registou em Maio um crescimento de cerca de 21% em número de clientes e de 7,6% em consumo.

«A evolução de Maio revela que a EDP Comercial consolidou a evolução de Abril, em que havia suplantado a Endesa no que respeita à quota de consumos no mercado liberalizado», lê-se no boletim.

A Unión Fenosa registou também um crescimento de cerca de 16% no consumo da sua carteira de clientes, passando a ser o terceiro operador no mercado liberalizado, depois da EDP e da Endesa. A ERSE afirma que esta evolução corresponde a um «aumento dos níveis de concentração empresarial no mercado liberalizado».

O mês de Maio registou a entrada de 11 499 clientes do mercado liberalizado e a saída de 237, os quais eram responsáveis por 60 gigawatts/hora (GWh) de consumo anual e não celebraram qualquer outro contrato de fornecimento.

O número acumulado de clientes em actividade no mercado liberalizado aumentou 20% em relação a Abril, do qual a maior parte são clientes de baixo consumo (BTN).

Em termos globais, o consumo no mercado liberalizado aumentou em Maio, face ao mês anterior, 21%, face aos 3,7% registados no consumo total em Portugal continental.

Em Maio, a utilização da interligação com Espanha foi exclusivamente efectuada no sentido importador e os preços da energia trocada no mercado diário variaram entre 27,35 e os 38,92 euros.

PUB

Relacionados

Últimas