Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: Maioria contra aeroporto na Ota e favorável ao TGV

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou por maioria uma moção a manifestar a sua «profunda discordância» pela construção do aeroporto na Ota e a aplaudir o TGV

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou hoje por maioria uma moção a manifestar a sua "profunda discordância" pela construção do aeroporto na Ota e a aplaudir o TGV, duas medidas do governo de José Sócrates.

A moção, proposta pelo presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores do PSD, CDS- PP, de uma vereadora socialista e de um vereador independente, contando com a abstenção dos comunistas e os votos contra de dois vereadores do PS.

PUB

O documento sustenta que o aeroporto da Portela terá capacidade para "corresponder ao fluxo de passageiros estimado nas próximas duas décadas" e defende que a proximidade desta infra- estrutura à capital "constitui um factor relevante de competitividade", no contexto do alargamento comunitário ao Leste europeu.

Pelo contrário, frisa a moção, o Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (TGV) "é uma forma de contrariar a situação periférica de Lisboa", integrando a cidade na rede ferroviária internacional e permitindo o descongestionamento das estradas.

Para a Câmara Municipal, o TGV contribui para "uma maior competitividade de Lisboa no espaço europeu".

Classificando a construção do aeroporto na Ota como um "rematado disparate", Santana Lopes defendeu que esta obra "torna Lisboa mais periférica, enquanto o TGV integra a capital na rede europeia".

Também o vereador António Monteiro (CDS-PP) considerou que "deslocalizar o aeroporto da Portela prejudica claramente a cidade, um sector económico fundamental no país".

PUB

A socialista Margarida Magalhães justificou o seu voto favorável à moção defendendo o "complemento da Portela com outras soluções, como o prolongamento para Figo Maduro, Montijo ou Alverca".

Fontão de Carvalho, vereador independente, apoiou a moção "sem reservas", sustentando que "Lisboa deve lutar para que o aeroporto nunca saia da Portela".

O socialista Vasco Franco disse ser "defensor do aeroporto na Portela pelo tempo que for possível", mas sustentou que "o crescimento do transporte aéreo tem sido exponencial, pelo que a Portela poderá chegar a uma saturação mais cedo do que é previsível".

Os vereadores comunistas afirmaram acompanhar "as preocupações expressas" e justificaram a abstenção por não conhecerem "suficientemente" as propostas concretas e alternativas.

PUB

Últimas