Já fez LIKE no TVI Notícias?

Negócios no comércio a retalho aceleram em Outubro

Relacionados

Emprego, remunerações e número de horas trabalhadas também subiram

O volume de negócios no comércio a retalho registou uma taxa de variação homóloga de 1,9% em Outubro deste ano, ou seja, 2,5 pontos percentuais superior ao verificado em Setembro.

Também o emprego, as remunerações e o número de horas trabalhadas apresentaram taxas de variação homólogas positivas de 2,7%, 7,6% e de 3,8%, respectivamente.

PUB

Em Outubro, as vendas no comércio a retalho «deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, aumentaram 1,9% em termos homólogos 2,5 pontos percentuais (p.p.) superior à taxa observada no mês anterior», diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este andamento do índice foi determinado por comportamentos similares nos dois agrupamentos considerados. O comércio de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 3,2% (0,1% em Setembro) e no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de 0,9% (menos de 1,3% no mês anterior).

Em relação ao mês anterior, «as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação de menos de 0,5%, 0,9 p.p. superior ao verificado em Setembro», referem.

Comércio de produtos alimentares caiu

O comércio de produtos alimentares, apresentou por sua vez, um decréscimo de menos de 0,2% (mais 0,8% em Setembro) enquanto o comércio de produtos não alimentares, apesar de negativo (menos de 0,8% de variação mensal) recuperou 2,4 p.p. face a Setembro.

PUB

A variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 1%, superior em 0,1 p.p. em relação ao valor registado em Setembro.

Já o emprego no comércio a retalho aumentou 2,7% em Outubro, o que representa um acréscimo de 0,1 p.p relativamente ao ocorrido em Setembro.

Em Outubro, as remunerações brutas cresceram 7,6% em termos homólogos, variação idêntica à do mês anterior.

PUB

Relacionados

Últimas