Já fez LIKE no TVI Notícias?

Défice da balança comercial cai com aumento das exportações

Relacionados

As exportações cresceram 15,8% e as importações de 2,9%, até Julho deste ano.

De Janeiro até Julho deste ano, estes valores determinaram uma redução do défice da balança comercial com os países terceiros de 14,2%.

Face ao período homólogo destacam-se, nas importações, os crescimentos de 25,2% na categoria dos Produtos alimentares e bebidas e de 14,1% nos fornecimentos industriais e no material de transporte e acessórios e, nas exportações, de 38,7% do grupo material de transporte e acessórios e de 37,5% do grupo das máquinas e outros bens de capital, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

Combustíveis e lubrificantes com maiores quedas

O grupo dos combustíveis e lubrificantes registou, neste período, uma queda acentuada de 11,1% nas importações e 17,2% nas exportações.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, constata-se que no período em análise, as exportações cresceram 21,8% e as importações 15,1%, registando-se uma redução de 49,1% no saldo da balança comercial. A correspondente taxa de cobertura atingiu os 95,8%, superior em 5,2 p.p. à registada no período homólogo do ano anterior.

Em termos de evolução mensal, as importações registaram, em termos homólogos, decréscimos entre Fevereiro e Abril, tendo retomado o crescimento em Maio e Junho, com taxas na ordem dos 11,5% e mantendo o crescimento em Julho, embora com uma taxa de crescimento mais baixa, diz ainda o INE.

Por seu lado, as exportações registaram crescimentos em todos os meses de 2007, tendo atingido as taxas de variação homólogas mais elevadas nos meses de Janeiro e Abril.

PUB

Relacionados

Últimas