Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam 75 euros em tempo para entregar IRS

Relacionados

Tempo que portugueses dedicam à entrega do IRS está a aumentar a olhos vistos

Segundo um estudo da gestora e fiscalista Cidália Lopes que vai ser lançado em livro esta segunda-feira, um português gasta em média quase quatro horas com a entrega do IRS, o que representa um custo de 75 euros por ano, escreve a «Lusa».

A obra «Quanto custa pagar impostos em Portugal?», escrito por Cidália Lopes e baseado na sua tese de doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que vai ser lançado esta segunda-feira na livraria do Atrium Saldanha, conclui que a maioria dos portugueses entrega a sua declaração de IRS sem pagar os serviços de um profissional.

PUB

Para o fazer, gastam em média três horas e 45 minutos por ano, o que, segundo a especialista, equivale a um custo de 74,8 euros.

Contribuintes que recorrem a contabilistas gastam 640 euros/ano

Estes dados comparam com outros países como o Reino Unido, o Canadá e a Suécia, disse à «Lusa» a autora do livro, embora fiquem acima dos custos do cumprimento fiscal nos países dos novos Estados-membros da União Europeia (a Eslováquia é o país que tem os custos de cumprimento fiscal mais baixos).

Já os contribuintes que recorrem a serviços de um contabilista para entregar a sua declaração de IRS gastam em média 640 euros por ano.

O mesmo estudo conclui, a partir de uma amostra de mil empresas portuguesas, que elas gastam em média 52 horas por mês com o IRC (Imposto sobre Rendimento de Pessoas Colectivas), o que no conjunto do ano corresponde a um valor de 20 mil euros.

PUB

Relacionados

Últimas