Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: Zona Euro rejeita proposta de Sarkozy

Relacionados

Ministros das Finanças não querem definir um tecto para o IVA como solução

Os ministros das Finanças da Zona Euro rejeitaram a proposta de Nicolas Sarkozy de definir um tecto para o IVA sobre os combustíveis para enfrentar a subida dos preços petrolíferos, indicou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, segundo a agência Lusa.

A aplicação de medidas fiscais de ordem geral para fazer face à escalada dos preços do petróleo está fora de questão, como os ministros já tinham dito em Setembro de 2005 em Manchester, declarou Juncker. «Continuamos a pensar que esta decisão é a boa», disse no final de uma reunião em Frankfurt do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro.

PUB

Recorde-se que o presidente francês sugeriu aos países membros «suspenderem» o IVA no preço dos produtos petrolíferos a partir de um certo nível, afim de limitar os efeitos da subida das cotações do crude.

Esta é, aliás, uma ideia que já fora rejeitada por vários ministros das Finanças e pela Comissão Europeia.

Em contrapartida, a Comissão Europeia e os Estados membros da UE vão «reflectir», antes da cimeira dos chefes de Estado e de governos da UE em meados de Junho, «a um certo número de acções políticas que podem ser aplicadas para aligeirar o peso que devem suportar (...) as camadas mais vulneráveis das nossas populações», face à subida dos preços do petróleo, indicou Juncker.

PUB

Relacionados

Últimas