Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reino Unido aplaude declarações do MNE português

Relacionados

Luís Amado não quer Robert Mugabe na Cimeira UE/África

A diplomacia britânica congratulou-se esta quarta-feira com as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros português, que hoje assumiu preferir que o Presidente do Zimbabué esteja ausente da cimeira UE-África para evitar desviar as atenções da reunião, refere a Lusa.

«Estão de acordo com o que defendemos desde o início», afirmou uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânicos.

PUB

«A nossa posição foi sempre clara (¿) consideramos que a presença do Presidente (Robert) Mugabe ensombraria a cimeira», acrescentou.

A porta-voz comentava as declarações feitas por Luís Amado hoje em Singapura, onde admitiu preferir que Robert Mugabe não se desloque a Lisboa para a Cimeira UE/África no início de Dezembro por temer que a sua presença desvie as atenções do essencial da reunião.

O primeiro-ministro britânico já fez saber que recusa participar na cimeira se o Presidente do Zimbabué estiver presente, o qual acusa de desrespeitar os direitos humanos no seu país.

Ao lembrar que Mugabe é o único dirigente africano proibido de viajar para a UE, no âmbito de sanções em vigor, Gordon Brown garantiu também que nenhum dos ministros mais importantes do governo britânico o substituirá.

«Ainda não foi decidido quem estará presente», afirmou hoje a porta-voz.

PUB

Relacionados

Últimas