Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: segurança reforçada nos aeroportos

Relacionados

Mesmo assim, um homem escapou ao controlo e está a ser procurado

As autoridades dos Estados Unidos estão à procura de um homem que falhou o controlo de segurança à entrada de um avião no aeroporto de Newark. O incidente obrigou ao encerramento do terminal C, um importante terminal aeroportuário que serve Nova Iorque.

«Um homem entrou na zona proibida por uma porta de saída e imediatamente congelámos todas as operações», indicou Sari Koshetz, porta-voz da segurança dos transportes dos EUA.

PUB

Todos os voos do terminal foram de imediato cancelados e os passageiros revistados uma segunda vez. As autoridades estão a tentar identificar o suspeito a partir de imagens das câmaras de vigilância.

Em Newark e em todos os aeroportos norte-americanos vivem-se dias de segurança máxima desde a tentativa de atentado da véspera de Natal.

Novas medidas de segurança entram em vigor

O incidente acontece no dia em que as autoridades norte-americanas começam a aplicar novas medidas de segurança nos aeroportos. A Administração de Segurança de Transportes começa a utilizar scanners corporais e a aplicar revistas mais rigorosas aos passageiros, com vista a combater o terrorismo nas viagens aéreas.

Passageiros que aterrem nos EUA através de voos internacionais vão ser sujeitos de forma aleatória a scanners corporais. No caso de países cotados como apoiantes de actos terroristas, todos os passageiros serão submetidos a scanners e revistados.

Entre os 14 países «visados» encontramos a Nigéria, o Paquistão, Iémen, Afeganistão, Líbia e Somália. Mas também Cuba, Irão, Sudão e Síria. A lista fica completa com os nomes da Argélia, Líbano, Arábia Saudita e Iraque.

PUB

Relacionados

Últimas