Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: ciclone causa 351 mortos

Relacionados

Cerca de 20 mil casas foram destruídas. População está sem água e sem electricidade

Um ciclone tropical matou pelo menos 351 pessoas em Myanmar, antiga Birbânia, e causou estragos em centenas de edifícios, escreve a BBC, citando as estações de televisão locais. O Myanmar situa-se no sul do continente asiático, fazendo fronteira com a China, o Laos e a Tailândia.

Partes da região de Irrawaddy foram atingidas com particular intensidade, com três em cada quatro edifícios destruídos em apenas um distrito. Myanmar declarou Irrawaddy e outras quatro regiões, incluindo a cidade principal de Rangoon, como áreas de desastre. Rangoon tem estado sem água nem electricidade e as ruas estão em escombros.

PUB

Ventos de cerca de 190km/h fustigaram as regiões de Irrawaddy, Rangoon, Bago, Karen e Mon. A polícia e o exército estão agora a levar a cabo as operações de salvamento.

Ciclone dirige-se para a Tailândia

O ciclone Nargis dirigiu-se para a Tailândia, onde foram emitidos avisos de tempestade. No entanto, parece estar a reduzir a força.

Na cidade de Labutta, em Irrawaddy, 75 por cento dos edifícios desabaram e 20 por cento ficaram sem o telhado. Em toda a região, o ciclone destruiu mais de 20 mil casas.

Em declarações à agência Reuters, as Nações Unidas afirmaram que iria demorar alguns dias a avaliar os estragos. «A situação está má. Quase todas as casas estão destruídas. As pessoas estão numa situação terrível. As estradas estão bloqueadas. Não há água. Não há electricidade», disse uma fonte anónima da ONU à Associated Press.

Anthony Craig, dirigente regional do Programa Alimentar da ONU na Tailândia, disse que, a julgar pelos estragos causados nos sólidos edifícios de Rangon, os estragos noutros locais serão provavelmente extensos. «Vemos muitas árvores derrubadas, muitos outdoors levados pelo vento, casas sem telhado, é preocupante quando temos em conta o tipo de construções que há aqui comparado com o tipo de construções em outros locais», afirmou Craig.

PUB

Relacionados

Últimas