Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: ciclone matou quinze mil pessoas

Relacionados

Há ainda milhares de desaparecidos, muitos deles podem ter perdido a vida

A passagem do ciclone Nargis pelo sul de Myanmar (Birmânia) terá vitimado 15 mil pessoas, avança a CNN. Há ainda registo de 30 mil desaparecidos segundo o jornal espanhol El País. Teme-se que muitos destes também possam ter perdido a vida. Este é já o pior desastre natural da região desde o tsunami de 2004.

O ponto da situação dos efeitos da catástrofe, ainda provisório, tem sido feito pelo ministro dos Assuntos Exteriores, Nyan Win, na televisão estatal.

PUB

O governo de Myanmar aceitou, finalmente, a ajuda internacional, através das Nações Unidas, para enfrentar a crise, tal como indicou Paul Risley, porta-voz do Programa Alimentar Mundial (PAM), citado pelo jornal britânico The Guardian.

As agências humanitárias, segundo o jornal, acreditam que pelo menos um milhão de pessoas tenham ficado sem casa, após a passagem do Nargis, que trouxe chuvas torrenciais, cheias e a destruição. O ciclone, que atravessou durante o fim-de-semana a região do delta do rio Irrawaddy, no sul da Myanmar, deixou centenas de milhares de pessoas sem água potável para beber.

A destruição atingiu ainda áreas de produção de arroz, o que pode acentuar ainda mais as dificuldades em superar a ressaca da passagem do ciclone.

As autoridades declararam o estado de emergência nas regiões de Rangum, Irrawaddy e Pegu e nos estados Karen e Mon.

Última actualização às 08h54 desta terça-feira

PUB

Relacionados

Últimas